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 Criando mapas "defilante" (P18)

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Flystelar
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MensagemAssunto: Criando mapas "defilante" (P18)   Qui Abr 04, 2013 2:48 pm



Primeiramente, é necessário modificar o XML do seu mapa. Recomendo fazer isso logo antes de criar o mapa, mas você pode fazer posteriormente também caso esteja editando um mapa.
Primeiro pegue o XML e cole em um editor de textos, o bloco de notas é o mais recomendado. Depois procure pela tag <P /> que fica no início. Essa tag é responsável por guardar características do mapa como colisão, alma-gêmea, tamanho do mapa e vamos colocar uma nova característica.

Código:
<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>

Caso já seja um XML de um mapa com pisos e objetos ele será um pouco maior, mas basta encontrar esta mesma tag <P /> que fica sempre no início.
Insira o parâmetro defilante="V,A" dentro da tag. Defilante é uma característica que transforma o seu mapa comum em um tipo diferente de mapa, semelhante aos do evento de Valentine’s Day, ele permite rolagem automática do mapa. As letras V e A representadas neste código são valores responsáveis pela movimentação. Você deverá substituir o V pela velocidade com que você quer que a câmera ande. Altere o A para definir a aceleração. Caso você queira que fique apenas parado deixe os dois valores como 0 (zero).

<C><P defilante="1,1" /><Z><S /><D /><O /></Z></C>

Como o mapa será de rolagem é necessário que defina uma largura para ele. Em modo Defilante, o editor suporta uma largura de até 4800. Então adicione L=”largura” na mesma tag <P />. Utilizei como exemplo 4800

<C><P defilante="1,1" L="4800" /><Z><S /><D /><O /></Z></C>

Pronto. Agora podemos passar este código para o editor de mapas.
Agora você pode produzir o mapa com os pisos que você quer até o alcance da largura que você colocou. O mapa irá rolar até o final.
Além da rolagem automática, temos o novo recurso de colocar moedas com efeitos. Mas isto é mais simples do que você imagina. Basta colocar os objetos abaixo, que eles corresponderão às moedas, tudo automaticamente. Isso acontece porque seu mapa está agora no modo defilante e ele permite isto.



A runa corresponde ao raio, que faz o rato pegar velocidade quando tocar.
A bola corresponde ao +1(ponto), que não faz nada em mapas de jogador. Neste caso é só uma decoração.
O motor verde para direita corresponde à caveira, que mata o rato que encostar.
O motor verde para esquerda corresponde à mola, que impulsiona o rato para cima quando tocar.
Sempre que você quiser usar estes recursos em seu mapa, é necessário aplicar a propriedade defilante mencionado acima, mesmo que você não queira que seu mapa tenha rolagem automática, neste caso você deve colocar 0 (zero) nos valores de velocidade e aceleração.
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